De olhos bem abertos saio daqui mais limpa do que cheguei

Hoje fomos a Tirtha Empul, meu templo favorito que já figurou por aqui no blog. Depois do detox com a Petria, nada mais justo do que continuar a limpeza de corpo e alma em um lugar que se dispõe a purificar tudo através de bicas jorrando água sagrada. Chegando lá, a surpresa: a fila dentro da piscina dava voltas. Nada mais justo em um dia tão auspicioso: lua cheia entre Galungan e Kuningan. Galungan é o primeiro dia do mais importante feriado balinês, que ocorre a cada 210 dias e marca a vitória do Dharma (virtude). Os deuses e ancestrais vêm á Terra e aqui ficam por 10 dias, até Kuningan. Dias de lua cheia (Purnama) também são festejados mensalmente. Junte A com B e você vai ter uma idéia da zona espiritual que estava o templo.

Nos trinta minutos de espera molhada pra iniciarmos nosso ritual, tive tempo o suficiente pra me concentrar no meu propósito de estar ali: agradecer a essa ilha por tudo que me proporcionou. Nas outras vezes que fui a Tirtha Empul, me concentrava de olhos fechados para agradecer e pedir o que quer que minha intuição apontasse. Hoje foi diferente. A concentração foi feita de olhos bem abertos. Todo meu agradecimento estava sendo materializado ali, na bagunça a minha volta.

Nas centenas de balineses molhados esperando alinhados, pacientes e tremendo de frio na água. Nas crianças penduradas nas costas dos pais como macaquinhos. Nos marmanjos de moicano e tatuagens tocando seus parceiros de gangue do bem com afeto. Nos idosos que contavam com ajuda de desconhecidos para entrar na água. Na sensação de todos ali serem uma grande família, dado o carinho trocado indiscriminadamente. No fato de nós duas sermos as únicas brancas do ritual. Nos grupos de turistas tirando fotos do lado de fora. Nos olhares das crianças curiosas com uma mulher loira de olhos e pele claros fazendo o que eles estão fazendo. Nas cabeças adornadas com flores a minha frente, que minha altura maior do que a média local me permitia ver. Nas perguntas em inglês macarrônico: “Where you from?”. Nos sorrisos carinhosos. Nos olhares apreciativos e calorosos pelo fato de que uma branquela possa ter interesse na cultura deles. Nas famílias reunidas em um momento de limpeza espiritual, nas crianças amassadas entre pais, tios e primos, tentando se aquecer, o queixo batendo num frio que nem brasileiros conseguem entender de onde vem. Nos olhares, sempre eles, ainda eles. Nos rituais individuais mas semelhantes entre si. Em cada um que chega na primeira das quedas d’água, nas mãos unidas em frente ao coração, nos lábios arroxeados balbuciando agradecimentos e pedidos, nos cabelos sendo molhados por uma água pura, nos meus cabelos sendo molhados por uma água pura, eu na água pura, obrigada Bali, por toda a pureza que você me proporcionou, saio daqui mais limpa, muito mais limpa do que cheguei.

Esse post foi publicado em no coração e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para De olhos bem abertos saio daqui mais limpa do que cheguei

  1. Isabel Portugal disse:

    Sabe Carol quando leio o que você escreve acredito vejo Bali e os balineses podem ter sido ( sim foram!!!) importante para muitas das descobertas do ” seu atravessar ” até porque ele se abriu para você de uma forma maravilhosa!!! Contudo na minha opinião a pureza/ limpeza que você hoje agradece ( à terceiros) não foi conseguida com ajuda de Bali ou dos balineses. A sua humildade e a visão especial que teve também a proximidade com todos de coração aberto que fez você consegui ver as coisas simples se aproximando ainda mais dessa pureza e deixando essa pureza que sempre esteve em ti vir a tona !!! É lindo demais!!!! Como você mesmo já disse as camadas se vão / cascas da cebola se foram…
    (obs: não sei se fui clara…rsrs escrever não é meu forte, mas não queria deixar de comentar!!! Me emocionou!!!)

Deixe uma resposta

